Orientaçao Educacional

Breve relato sobre Orientação Educacional

O processo de aprendizagem suscita o envolvimento de todos para sua ocorrência (família; amigos; comunidade; alunos; professores; etc.) enfim todos ocupam local de destaque nesta empreitada. Não ficaria de fora um profissional que deve olhar de maneira diferenciada para estas relações, identificando possíveis anomalias e depois disto propondo estratégias de enfrentamento.

A integração entre estes atores faz com que a aprendizagem ocorra e o desenvolvimento pessoal dos discentes “deslanche” ocorrendo assim o fenômeno aprendizagem. Sendo assim o Orientador Educacional tem como principal objetivo compreender o comportamento dos estudantes e agir de maneira adequada em relação a eles, sem desconsiderar a contribuição dos professores. Também deve ser ressaltada a importância da contribuição da comunidade neste processo.

A necessidade de integrar todos os profissionais envolvidos no processo educacional tornando a atmosfera estudantil acolhedora e facilitadora de aprendizagem contribui de forma significativa na vida do discente. Desta maneira a orientação educacional auxilia o aluno nos relacionamentos interpessoais; diminuindo distâncias entre todos os atores envolvidos na Escola, além de auxiliar a Coordenação Pedagógica nos percalços encontrados no cotidiano escolar.

O que faz o Orientador Educacional?

Oferece ao aluno ajuda para o seu desenvolvimento pessoal em parceria com os professores, desenvolvendo estratégias pedagógicas apropriadas para melhor aprendizagem tornando o ambiente estudantil acolhedor e seguro para as interações sociais;

Dialoga com os pais e responsáveis pelos alunos com dificuldades de aprendizagem buscando possíveis soluções para a obtenção de melhores resultados no rendimento escolar;

Integra toda a comunidade estudantil (professores; gestores; colaboradores) a busca de um melhor atendimento aos discentes minimizando problemas de relacionamento e ruídos na comunicação.

Senhores Pais e Responsáveis, dúvidas como está seu filho na escola? Venha conversar com o Orientador Educacional!

Parceria com Etec Camargo Aranha

Na busca da qualidade no atendimento aos pais e toda a comunidade estudantil que influencia o processo de aprendizagem do aluno, compondo o chamado “Currículo Oculto”, o Centro Paulo Souza criou a Função de Professor Coordenador de Projetos Responsável pela Orientação e Apoio Educacional (Orientador Educacional), para atender esta demanda e possibilitar a todos melhorias nas relações interpessoais.

Pensando em estratégias para o melhor cumprimento das atribuições deste profissional, a Equipe Gestora da Etec Cidade Tiradentes, escola de vanguarda, neste ato representado por sua Coordenadora Pedagógica (Prof.ª. Ana Maria Barbieri Eduardo) e o próprio Orientador Educacional (Prof. Marcelo Luiz da Silva) buscou parceria junto a Etec Camargo Aranha, que já oferece este atendimento há algum tempo

Na data de 20/02/2014, o Orientador Educacional da Etec Cidade Tiradentes visitou aEtec Camargo Aranha para conhecer um pouco mais do trabalho e ouvir ideias que serão úteis nas rotinas da função. Foi acolhido pela Equipe Gestora daquela Unidade representada na data pela Coordenadora Pedagógica (Profª. Daniela Massa) e Orientadora Educacional (Profª. Fabiana Muratori) encontromarcado por cordialidade e solicitude por elas demonstradas.

A Etec Cidade Tiradentes agradece imensamente o acolhimento oferecido ao nosso Orientador Educacional (Prof. Marcelo Luiz) e espera com isso socializar informações que serão úteis para ambas as unidades, com certeza, todos ganharão.

Horário de Atendimento:

  • Manhã – 2ª feira e 6ª feira, das 8h00 às 10h00
  • Tarde – 4ª feira, das 14h00 às 16h00
  • Noite – 3ª feira e 5ª feira, das 19h00 às 21h00

Queiram por gentileza, agendar suas visitas pelo telefone (11) 2516-6965, das 08:00 às 12:00 (segunda a sexta),

Orientador Educacional: Prof. Marcelo Luiz

E-mail: marcelo.silva211@etc.sp.gov.br